Francesca Zanuso

Criadora do projeto

Licenciada em Línguas e Literaturas Estrangeiras na Universidade de Verona e diplomada em ensino (Teaching in the Lifelong Learning Sector) na City Lit de Londres.

A ideia deste projecto nasceu subitamente, após ter dado por mim a procurar na web alguns brinquedos de madeira educativos para oferecer a um casal de pais que estava para ter uma criança e que pretendia educá-la segundo o método Montessori. Procurando rapidamente entre vários sites, achei a oferta muito pobre, pouco diversificada e com pouco apoio informativo. Assim, tendo pouco tempo para arranjar um presente, decidi comprar uma roupa de algodão biológico feito por uma empresa em Braga. Os pais do bebé definitivamente adoraram a prenda, mas eu fiquei com uma certa curiosidade relativamente ao tema, que em parte já conhecia: Maria Montessori, foi uma italiana como eu, e é difícil não saber quem foi, considerando que o seu rosto se encontrava estampado nas nossas velhas notas de 1.000 liras.

 

Vários factores deixam-me entusiasmada com este projecto, antes de mais gostaria finalmente de poder ter uma actividade autónoma minha, sobre algo que me fascina e no qual acredito bastante. Sinto a genuína vontade de conhecer e divulgar este método revolucionário. Ter uma actividade que me estimule para estudar, elaborar e discutir um tema tão interessante e útil só me pode deixar entusiasmada! A minha escolha nasceu também da vontade de promover o uso de materiais eco sustentáveis, como a madeira, e a abordagem a jogos simples e educativos, pondo de parte o mais possível a tecnologia que está a afastar cada vez mais as crianças da vida social, dos jogos de grupo, do contacto com a natureza e da curiosidade genuína em relação à realidade. Não quero iniciar uma polémica contra o mundo digital e a tecnologia, que certamente trouxe muita inovação, prazer e comodidade para as nossas vidas; mas as rápidas alterações que a tecnologia trouxe para a sociedade e para os nossos comportamentos, a ligação desta com a integração social e a verdadeira dependência que esta causa convidam-me a adoptar uma certa distância e a impor certas regras.

Joana Ramalho

Mãe e Blogger

Com formação na área das ciências empresariais e a trabalhar no sector da aviação, foi ao ponderar lançar-me no mundo da maternidade que me deparei com o nome de Maria Montessori. Entre pesquisas e leituras de alguma bibliografia, soube desde logo que era o caminho a seguir. Soubemo-lo, aqui por casa.

 

Pouco tempo depois, engravidei e, nessa mesma altura, fiz a primeira formação online. Queria preparar-me melhor, agora que o momento estava para breve. O Vicente estava a chegar e decidi fazer uma segunda formação online. Li mais. Criei o blog Mãe Montessori.

 

Nasceu o Vicente e nasceu uma alma neste blog. Eis o momento em que vos convido a conhecerem-no e a percorrerem connosco uma viagem maravilhosa.

O método de Montessori tem feito parte do nosso dia a dia e não nos podíamos sentir mais plenos no nosso papel de pais.

O mais recente privilégio foi a participação numa formação presencial mais completa, guiada pelo Gabriel Salomão, que veio enriquecer o nosso caminho de uma forma que nem sabíamos ser possível e que tentaremos sempre partilhar com todos os que, tal como nós, valorizam a criança na sua verdadeira essência.

Andreia Graça Santos

Psicóloga

Depois de concluir o Mestrado em Psicologia Clinica pelo ISPA-iu em Janeiro de 2012, estagiei inicialmente na Clinica de Pedopsiquiatria da Lapa e posteriormente iniciei o meu percurso nas escolas.

Trabalhei numa IPSS cerca de 3 anos, com protocolo com os agrupamentos de escolas de Setúbal e a Pedopsiquiatria do Hospital S. Bernardo. Desde então que trabalho maioritariamente com crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, fazendo parte do projecto CRI, no Agrupamento de Escolas José Saramago. A par deste percurso, tenho também acompanhado adultos com as mais diversas perturbações psicológicas, na prática privada.

Durante o meu percurso profissional, senti necessidade de me manter atualizada nas questões que me iam surgindo, assim, formei-me em Hipnose Clinica Ericssoniana avançada, Aconselhamento Parental, Avaliação e Diagnóstico das Dificuldades de Aprendizagens em crianças e jovens e mais recentemente, em Desenvolvimento Transpessoal. Esta última formação, veio no seguimento do gosto pelas terapias holísticas integradas no bem-estar do ser humano e por ser Mestre de Reiki e Instrutora de Yoga.

Tal como eu ao longo da minha prática, alguns pais e educadores, já estão a aplicar, nalgumas situações do quotidiano, estratégias segundo o Método Montessori, mesmo sem o saber. 

Qualquer questão tenham, ligadas ao Método e não só, serão respondidas com a maior brevidade possível.  

CRIANÇAS INDEPENDENTES

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 by Crianças Independentes