O RITUAL DE ANIVERSÁRIO NO MÉTODO MONTESSORI

Nas escolas montessorianas é tradição celebrar o aniversário das crianças segundo um verdadeiro "ritual", cujo objetivo é relembrar e celebrar o milagre da vida, desde o primeiro suspiro até ao momento presente. Os protagonistas deste ritual, que faz parte da "educação cósmica", são, portanto, o aniversariante e a sua história. Mas vamos ver como se desenrola... 


No dia do seu aniversário a criança chega à escola com um objeto precioso, que pode ser feito com a colaboração dos pais: um pequeno livro no qual são recolhidas, por ordem cronológica, algumas fotos do aniversariante no curso da sua vida: no momento do nascimento, quando atingiu marcos especiais (a primeira palavra, os primeiros passos ..), o primeiro aniversário, o segundo, etc ...  As fotos vêm acompanhadas de um texto, que conta a história que as próprias imagens sugerem.  Para o ritual as crianças sentam-se todas em círculo e no centro é colocado tudo o que é necessário para o rito:

  • O "círculo do ano", com os doze segmentos que representam os meses; 

  • O sol;

  • Uma grande vela (que representa a vida); 

  • Várias velas mais pequenas quanto o número de anos; 

  • Um pequeno globo (para simbolizar a terra que gira em torno do sol e, portanto, a passagem do tempo). 


Imagen: greenMe.it


Quando está tudo pronto, o aniversariante acende a vela no centro do círculo, para simbolizar a sua vinda ao mundo. Em seguida pega no globo e começa a completar a sua volta ao círculo, enquanto o adulto mostra as fotos e narra os acontecimentos: 

“No dia X do ano Y [nome da criança] veio ao mundo, durante o primeiro ano de vida ele/ela fez muitas descobertas e aprendeu tantas coisas, como por exemplo...  Depois a terra girou em torno do sol novamente e [nome da criança] fez dois anos ... “


Imagen: Sunflower Montessori Parents’ Association

Continua-se assim com os restantes anos, e cada vez que uma volta termina, a criança acende uma das velas correspondentes ao segmento do mês do seu aniversário.  A parte mais bonita do rito Montessori do aniversário não é apenas a sua grande capacidade de envolver e divertir as crianças, mas sobretudo o facto de começar a sensibilizá-las para a passagem do tempo e a importância de celebrar acontecimentos tão especiais como o dia da nossa vinda ao mundo e todas as conquistas alcançadas desde então.


Imagen: www.marbellamontessori.com

CRIANÇAS INDEPENDENTES

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 Crianças Independentes